Essa é a nossa tela do TISS, onde o usuário digita os dados referentes ao convênio do paciente:
Onde:
- Reg. ANS é o registro ANS do convênio. No caso desse exemplo estamos usando um paciente do São Francisco Saúde.
- Nº Guia Prestador. É o nº da guia no prestador, ou seja, no hospital. Mas muitos convênios não aceitam que seja enviado um nº diferente do nº da guia da operadora.
- Nº Guia Operadora: é o número da guia que a operadora fornece ao hospital para o faturamento da conta.
- Nº Guia Principal: pode ser igual ou não ao nº da guia da operadora (vai depender de cada operadora)
- Dt. Autorização: data que a guia foi autorizada pela operadora
- Senha: dado fornecido pela operadora, vai de operadora para operadora ser obrigatória essa informação
- Validade Senha: se a operadora fornecer senha, tem de ser informada a validade dessa senha
- Dt. Emissão Guia: data que a operadora emitiu a guia do atendimento
- Beneficiário:
- Nº Carteira: número da carteirinha do paciente na operadora
- Validade Carteira: validade da carteirinha
- Plano: plano que o paciente tem com o convênio
- CNS: Cartão Nacional Saúde (vem preenchido automaticamente se for inserido no prontuário do paciente)
- Indicação Clínica: para exames SADTs.
- Dados Atendimento:
- Tipo Atendimento: para indicar qual atendimento será realizado no paciente
- Tipo Saída: indica o tipo de saída para o paciente
- Acomodação: para quando for pequenas cirurgias
- Tipo Consulta: para quando o atendimento for consulta
- Acidente: para indicar quando for acidente, o tipo do mesmo
Onde entra a verificação da elegibilidade?
Antes de salvar, o sistema verifica diretamente com o convênio, se o número de carteirinha está digitado corretamente, e se não estiver, avisa o usuário.
Isso evita que o faturamento envie guias com esse número digitado de forma incorreta, gerando depois atrasos no envio do XML, já que esses dados terão que ser corrigidos. E para serem corrigidos, o faturista tem de entrar em contato com o Paciente ou convênio do mesmo.
Qual a diferença de ter isso no sistema se o convênio já possui um 0800 ou no site deles essa verificação?
Porque o usuário pode, mesmo tendo feito a verificação por esses canais, inserir um número incorreto na hora da digitação, perdendo a informação correta.
Quais operadoras hoje disponibilizam essa verificação via sistema?
Hoje está funcionando a verificação com a Unimed Rio Preto e Unimed Ibitinga.
O São Francisco Saúde está fazendo as devidas correções no sistema para que até o começo de setembro essa verificação também esteja pronta.
A Unimed de Araraquara pede que o próprio prestador (hospital) entre em contato para que essa validação seja possível via sistema de gestão (no caso o ERP da Pongeluppe).
A Unimed de São Carlos disse que já possui o 0800 para essa verificação e não tem webservices para inserção via sistema.
A SERPRAM disse que irá fazer o desenvolvimento do mesmo.
Quanto aos outros convênios (e entramos em contato com todos os convênios que os clientes Pongeluppe tem contrato) o contato não foi retornado, sobre a existência ou não desse webservice.
Na verdade, muitos retornaram, mas perguntando o que seria elegibilidade.
Entre em contato com seu convênio e verifique a possibilidade de inserir essa verificação via software de gestão que o hospital tem contrato (nesse caso, o ERP da Pongeluppe Informática).
Você que ainda não tem contrato com a Pongeluppe Informática, entre em nosso site e conheça melhor nosso trabalho e entre em contato com a gente: www.pongeluppeinformatica.com.br
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