quinta-feira, 28 de julho de 2016

Valorização de Materiais/Medicamentos

  Alguns clientes também ficam na dúvida de como funciona a valorização de Materiais e Medicamentos, e às vezes entram no suporte dizendo que o sistema está dando mensagem que o medicamento (ou material) está sem valor em seu cadastro.
  Aí quando respondemos que no cadastro do produto está sem valor para a movimentação, os usuários às vezes questionam: mas eu acabei de movimentar o mesmo produto para outro paciente.
  Então fica a pergunta: por que essa mensagem aparece?
  Pois bem, devemos nos lembrar que cada convênio tem seu próprio contrato com o hospital, e por isso, cada convênio pode trabalhar com um tipo de valorização diferente para materiais/medicamentos.
  Um exemplo clássico: para SUS, praticamente 100% dos hospitais configuram a cobrança utilizando o custo médio. E por que custo médio? Porque o SUS não paga o uso de material/medicamento, então a informação é apenas para gerar dados estatísticos de custo.
  E quanto aos outros convênios?
  Os outros convênios podem trabalhar com valor PMC (Preço Máximo Consumidor ou Venda do Brasíndice), PFB (Preço de Fábrica do Brasíndice), Valor SIMPRO, Compra, Custo Médio ou um valor que a própria operadora pode fornecer ao hospital.
  E como você pode saber qual deles meu convênio está usando?
  Primeiro você tem que saber se o produto é um medicamento, medicamento restrito, material ou OPME.
  Quando for medicamento Restrito, terá uma marcação inserida no cadastro de produto.
 


Depois que você sabe dessa informação, basta entrar no convênio do paciente que você está faturando e verificar o valor configurado para tal convênio.
 
Com essas informações em mãos, ficará mais fácil saber qual valor está faltando no cadastro do produto, para poder inserir esse valor e fazer a baixa para o paciente.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário