terça-feira, 26 de julho de 2016

Valorização de Procedimentos

  Valorização de Procedimentos parece hoje um grande mistério para muitos faturistas hospitalares. Muitos deles apenas sabem que ao digitar determinado código, certo preço deve aparecer. Mas quando isso não acontece, não conseguem entender o porquê.
  Hoje tentaremos explicar de forma breve como funciona a valorização dos Procedimentos quando utilizado a tabela TUSS.

  No sistema da Pongeluppe nós temos uma tela que mostra o código TUSS e os códigos equivalentes nas tabelas AMB90, AMB92, AMB96, AMB99, CBHPM, TGA, CIEFAS e Bradesco.
  Então, se verificarmos nessa tela, a ANS disponibiliza como padrão o código e o nome, mas a valorização sempre vem do código que está associado.

  Como posso saber qual desses códigos equivalentes meu convênio está usando? Para isso basta entrar no cadastro do convênio e verificar a tabela de valorização.

  A partir daí surgem dois conceitos diferentes:
  1.   As tabelas SUS, AMB96, AMB99, Própria, TGA, CBHPM, Bradesco, CIEFAS tem no seu cadastro o valor real. O que isso significa? Que se eu entrar no cadastro da tabela CIEFAS, e o código 00010014 estiver valorização 20, ao faturar esse código TUSS 10101039, e não existir exceções, o valor que irá aparecer para o convênio que usa a tabela CIEFAS, deverá ser 20 reais!
  2.  As tabelas AMB90 e AMB92 não usam valorização real, elas usam o conceito de coeficiente. Como assim? Os convênios que utilizam essas duas tabelas, terão como contrato com o hospital (e cada operadora poderá ter um valor diferente) pagará um valor de coeficiente para cada CH do cadastro do procedimento. Exemplificando: Um certo convênio, em seu contrato, diz que irá pagar 0,26 coeficiente para cada CH de procedimento de honorário profissional. Então, se pegarmos o código TUSS 10101039, tabela AMB92 00010014, encontraremos lá o valor de 80, multiplicando pelo valor que o convênio paga (0,26), no final o valor do procedimento será (80*0,26)=20,80. Lembrando que isso acontece quando também não há exceções inseridas.
  Desenhamos abaixo na tabela o funcionamento.

 Espero que tenha ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário